Lembro de pensar que chás eram bebidas dos velhinhos. Minha avó bebe bastante. A lembrança do amargo de boldo para curar alguma dor de barriga arranha o estômago até hoje.

Mas há quatro anos, quando saí da casa da minha mãe para morar sozinha, pensei diferente. Passei por crises de ansiedade quando o coração batia forte, as mãos suavam, devorava pudins e sentia vontade de gritar.

Estava afogada em trabalho.

Considerei o chá de camomila como um recurso interessante para manter a paz e encontrar silêncio interior. Assim, comecei com os mais baratinhos dos mercados e, ao contrário do boldo, eram saborosos.

Percebi que minha melhora psicológica devia-se não à ingestão do chá, mas ao momento que tirava para tomá-lo. A benção da pausa.

De lá para cá, reconheço a importância do meu ritual de autocuidado com a infusão de ervas medicinais. Hoje, entendo vovó. E, se envelheci, só tenho a agradecer por isso.

No Japão, a cerimônia do chá acontece desde o século IX e é influenciada pelo Taoísmo e Zen Budismo. Até mesmo os samurais consumiam.

A popularização do chá como ritual aconteceu 700 anos depois com a filosofia Ichigo Ichie, que significa “cada encontro é único e valioso”.

Tomar chá é uma arte e também é considerada uma meditação em movimento.

Os princípios da cerimônia do chá são:

  • Harmonia
  • Respeito
  • Pureza
  • Tranquilidade

Um dia a gente chega lá, né?!


vemachado
vemachado

Verônica Machado foi repórter da Câmara dos Deputados e do Correio Braziliense. É jornalista e trabalha há 7 anos com Marketing Digital. Empreende na loja de pratos congelados Delícia Pronta, no projeto de histórias Vidas Contadas e no projeto de educação Jornalista 3.0. Neste último, oferece oito cursos digitais para comunicadores. Lidera uma comunidade de 500 jornalistas engajados em colocar projetos digitais no ar. Em quatro anos, foram 90 ideias concretizadas no Brasil e no exterior. Tem o próprio método de mentoria online, uma agência de mídias sociais e o clube de assinatura de conteúdo, o Clube de Realizadores. Como posso te ajudar?